Educação Especial

A educação especial visa o desenvolvimento das potencialidades físicas e intelectuais das crianças e jovens, a ajuda na aquisição da sua estabilidade emocional, o desenvolvimento das suas possibilidades de comunicação, a redução das limitações provocadas pela deficiência, o apoio na sua inserção familiar, escolar e social, o desenvolvimento da sua autonomia e a preparação de uma formação profissional adequada e consequente integração na vida ativa.

Os técnicos de educação especial utilizam metodologias adequadas aos interesses, capacidades, motivações e potencialidades das crianças e jovens que apoiam, numa lógica de uma pedagogia diferenciada. Cabe-lhes, igualmente, a responsabilidade de elaborar, implementar e avaliar os programas educativos de cada um dos alunos (considerando as suas características e potencialidades), funções que exercem no âmbito de uma equipa alargada, constituída, entre outros, por psicólogos, psicopedagogos, técnicos de serviço social e terapeutas.

Identificar e avaliar as características individuais de cada aluno, contribuir ativamente para a diversificação de estratégias e métodos educativos de forma a promover o desenvolvimento, bem como desenvolver metodologias que utilizem a comunicação alternativa e aumentada direcionada a crianças e jovens que apresentam problemas de comunicação são as principais metas da educação especial.

Marcação de Consultas

Preencha o formulário abaixo para agendar uma consulta. Entraremos em contacto consigo para combinar o horário e a especialidade.

Li e aceito a política de privavidade - Ler aqui

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.