A Psicologia Educacional tem como objetivo principal potencializar o ensino/aprendizagem, abordando todas as variáveis inerentes a este processo, relacionadas com o aluno, a família e o contexto escolar.
Os psicólogos educacionais dedicam-se à avaliação e diagnóstico de dificuldades de aprendizagem/necessidades educativas especiais, desenvolvendo e aplicando estratégias de reeducação e intervenção adaptadas às problemáticas individuais, e desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.
Áreas de Intervenção:
- Dificuldades de aprendizagem (défices cognitivos, dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia);
- Avaliação de ingresso precoce no 1º ciclo;
- Intervenção e estimulação precoce;
- Programas de estimulação da atenção e concentração;
- Programas de desenvolvimento de hábitos e métodos de estudo.
Para além das áreas de intervenção, referidas anteriormente, a Psicologia Educacional, também intervém no âmbito da Orientação Escolar e Profissional. Esta especialidade pretende dar resposta às indecisões que surgem em jovens ou adultos quanto à direção a dar à sua carreira académica e/ou profissional. O processo de tomada de decisão vocacional e na construção de projetos de vida, promove o auto-conhecimento através:
- Da realização de atividades de exploração das suas capacidades, interesses e valores (nomeadamente com a realização de testes vocacionais);
- Do acesso a informação acerca das oportunidades oferecidas pelo sistema educativo português;
- Da exploração de informação acerca das profissões e do mercado de trabalho;
- No final das sessões, cada jovem estará capaz de tomar uma decisão ponderada e consciente, que lhe permita realizar um percurso escolar motivador e de sucesso.
As sessões de orientação escolar e profissional são direcionadas a:
- Alunos do 9º ano de escolaridade que pretendam prosseguir estudos numa das vias disponíveis no sistema educativo português;
- Alunos do 12º ano de escolaridade que necessitem de apoio na tomada de decisão relativa ao ingresso no ensino superior ou que pretendam entrar no mercado de trabalho.
Marcação de Consultas
Preencha o formulário abaixo para agendar uma consulta. Entraremos em contacto consigo para combinar o horário e a especialidade.